quinta-feira, 9 de agosto de 2012

GALINHOS

   A ÁREA DAS DUNAS JÁ ESTÁ RECEBENDO OS TRATORES PARA TERRAPLANAGEM

  A ÁREA DAS DUNAS JÁ ESTÁ RECEBENDO OS TRATORES PARA TERRAPLANAGEM

EMBORA OS TRATORES JÁ PREPAREM O TERRENO, A POLÊMICA ENVOLVENDO A INSTALAÇÃO DO PARQUE EÓLICO REI DOS VENTOS I NO MUNICÍPIO DE GALINHOS, A 170 QUILÔMETROS DE NATAL, CONTINUA NA VIA JUDICIAL. REPRESENTANTES DA COMUNIDADE, PREFEITURA MUNICIPAL E MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL SE REUNIRAM COM A JUÍZA WELMA MENEZES NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE (TJRN) PARA FAZER UM APELO QUANTO À DESTRUIÇÃO DA PAISAGEM E DO PRINCIPAL ATRATIVO TURÍSTICO DA CIDADE. NO FIM DE MAIO, QUANDO O TJRN DERRUBOU UM EFEITO SUSPENSIVO QUE IMPEDIA A CONSTRUÇÃO, AS OBRAS COMEÇARAM A SER TOCADAS.

O MPE FEZ UM PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO AO TJRN. O DOCUMENTO FOI ASSINADO PELO PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA, MANOEL ONOFRE NETO, PARA SER APRECIADO PELO TRIBUNAL. A POLÊMICA GIRA EM TORNO DA ÁREA DAS DUNAS DO CAPIM, DUNA MÓVEL QUE É CONSIDERADA ÁREA DE PROTEÇÃO PERMANENTE (APP). APÓS DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E SEM ACORDO ENTRE O CONSÓRCIO BARRAVENTOS E A COMUNIDADE, O INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE DO RN (IDEMA), CONCEDEU A LICENÇA DE INSTALAÇÃO AO EMPREENDEDOR. O MP AJUIZOU UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PEDINDO A SUSPENSÃO DA LICENÇA, O QUE FOI ACATADO INICIALMENTE NA COMARCA DE SÃO BENTO DO NORTE, E DERRUBADO POSTERIORMENTE PELO TJRN.

O REI DOS VENTOS I ENGLOBA 35 AEROGERADORES. NA ÉPOCA DA DISCUSSÃO, O CONSÓRCIO BRASVENTOS CHEGOU A OFERECER A ALTERNATIVA DE REALOCAMENTO PARA CINCO EQUIPAMENTOS MAIS PRÓXIMOS DA COMUNIDADE GALOS, NO ENTANTO PREFEITURA E ASSOCIAÇÕES DO MUNICÍPIO NÃO CONCORDARAM. DE ACORDO COM A SECRETÁRIA DE TURISMO DE GALINHOS, CHESMA ALVES MARINO, AS MANIFESTAÇÕES DA POPULAÇÃO NÃO SÃO CONTRA OS PARQUES EÓLICOS, E SIM CONTRA A LOCALIZAÇÃO DO REI DOS VENTOS I.

"DE QUATRO ANOS PARA CÁ VIVEMOS SÓ DO TURISMO. FOI QUANDO COMEÇAMOS A FAZER O TRABALHO DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA. É UMA PERDA TANTO AMBIENTAL QUANTO SOCIAL", AFIRMA CHESMA, QUE ENALTECE UMA PREOCUPAÇÃO SOBRE O QUE VAI ACONTECER DEPOIS DA CONSTRUÇÃO DOS AEROGERADORES. "HOJE TEMOS 40 PESSOAS DA COMUNIDADE TRABALHANDO NA CONSTRUÇÃO. MAS E DEPOIS? É UMA PERDA TANTO AMBIENTAL QUANTO SOCIAL", REFORÇA. DE ACORDO COM A SECRETÁRIA O TURISMO TEM SIDO A PRINCIPAL FONTE DE RENDA DA POPULAÇÃO.

FONTE: FELIPE GIBSON/BLOG NA ALÇA DA MIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário